No mundo físico nós fazemos algumas coisas quando estamos no momento de compra e no mundo online repetimos esse comportamento.
Só que no mundo físico, se você colocar câmeras no supermercado você irá identificar pontos na sua loja onde as pessoas estão mais aglomeradas, onde chama mais atenção, o que não chama atenção, o que pode ser melhorado, como se pode desenhar o funil ali dentro do seu espaço físico pra vender mais.
Em supermercado é assim, entramos em uma seção, olhamos alguns produtos, escolhemos alguns, outros não, depois vamos para outro lugar.
Enfim, conseguimos monitorar isso através das câmeras pelos corredores da nossa loja e com isso você consegue criar um ambiente onde você consegue conduzir o seu consumidor para a compra.
E no mundo digital, também tem como fazer isso: Descobrir o comportamento do consumidor no seu site, onde ele vai, que página ele visita mais, onde ele clica, qual conteúdo ele passa direto e não vê.
Mas, quais as vantagens?
– Saber o que ele faz no seu site;
– Qual é a área de conteúdo que ele teve mais interesse e menos interesse;
– Quais as dificuldades dele na navegação;
– Identificar falhas técnicas e de usabilidade do site.
E o que você precisa fazer na hora que o cliente estiver dentro do seu site?
Você vai utilizar um sistema chamado Smartlook, totalmente grátis, você terá acesso a um código, vai enviar ao seu programador para colocar no seu site.
Assim que o site estiver instalado, o sistema já irá começar a gravar a navegação dos seus clientes pelo site.
Agora é o seguinte: Você tem informação e ela é a base para você tomar decisões mais assertivas.
Chame o seu programador e assistam os vídeos de mais ou menos uma semana e anotar tudo que pode ser melhorado, qual informação e como você poderá otimizar o seu site.
Depois você vai continuar otimizando porque isso nunca acaba.
Quanto mais você otimiza mais você vende.
Lá no Treinamento do Método VSL, chamamos essa estratégia de Profº. Xavier, porque agora você assim como ele, poderá entrar na mente do seu consumidor e entender o que ele procura, o que ele precisa pra você poder ajuda-lo da melhor maneira possível.
Reginaldo Borges
Especialista em Google Ads | Marketing Digital de Alta Performance